Desafios e perspectivas epistemológicas para o ensino de línguas na pós-modernidade à luz da Linguística Aplicada Crítica e do Pós-Método
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.05Resumo
Este artigo apresenta os principais desafios e perspectivas epistemológicas relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas, na época denominada pós-moderna. Está respaldado em princípios da Pedagogia Pós-método e da Linguística Aplicada Crítica. A metodologia é de natureza bibliográfica e qualitativa, com uso do método da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam entre os principais desafios, a adoção de uma atitude disruptiva epistemológica, metodológica e decolonial, a compreensão da sala de aula como espaço produtivo de construções identitárias, de questionamento das tradições culturais e de fomento às práticas translíngues, a utilização do pós-método como um movimento questionador de metodologias, abordagens e currículos e o deslocamento das fronteiras, sob a égide de perspectivas epistemológicas críticas, fronteiriças, translíngues, dialógicas, decoloniais e de multiletramentos.
Palavras-chave: Ensino de línguas; Pós-método; Linguística Aplicada Crítica.
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