Desafios e perspectivas epistemológicas para o ensino de línguas na pós-modernidade à luz da Linguística Aplicada Crítica e do Pós-Método

Autores

  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.05

Resumo

Este artigo apresenta os principais desafios e perspectivas epistemológicas relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas, na época denominada pós-moderna. Está respaldado em princípios da Pedagogia Pós-método e da  Linguística Aplicada Crítica. A metodologia é de natureza bibliográfica e qualitativa, com uso do método da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam entre os principais desafios, a adoção de uma atitude disruptiva epistemológica,   metodológica e decolonial, a compreensão da sala de aula como espaço produtivo  de construções identitárias, de questionamento das tradições culturais e de fomento às práticas translíngues, a utilização do pós-método como um movimento questionador de metodologias, abordagens e currículos e o deslocamento das fronteiras, sob a égide de  perspectivas epistemológicas críticas,  fronteiriças, translíngues, dialógicas, decoloniais e de multiletramentos. 

Palavras-chave: Ensino de línguas; Pós-método; Linguística Aplicada Crítica.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Atualmente, é coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Weirich da Silva Coelho, I. M. (2023). Desafios e perspectivas epistemológicas para o ensino de línguas na pós-modernidade à luz da Linguística Aplicada Crítica e do Pós-Método. Calidoscópio, 20(2). https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.05