O letramento crítico nas aulas de língua inglesa: a formação cidadã em foco
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.07Resumo
O presente artigo tem como escopo investigar as representações sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa (LI) a partir de uma perspectiva crítica, com foco em seus efeitos na constituição identitária dos aprendizes. A trajetória teórico-metodológica percorrida foi delineada, principalmente, a partir das perspectivas discursiva franco-brasileira (Orlandi, 2009), psicanalítica (Revuz, 1998), da Linguística Aplicada (Jordão e Fogaça, 2007; Coracini, 2003a; 2003b; 2003c; Tavares, 2009; Sól, 2014; 2016; 2020) e da Semiótica Social (Kress e Van Leeuween, 2006 [1996]). Este trabalho, que é de base qualitativa, envolveu dez participantes estudantes do Ensino Médio de uma escola que pertence à Rede Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica de uma cidade mineira da região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de narrativas escritas e visuais. Os resultados evidenciam a relevância da aprendizagem da LI a partir da ótica da formação cidadã, haja vista que as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas desencadearam nos aprendizes novos olhares e novos modos de nomear e pensar as práticas sociais vivenciadas por eles, fazendo-os repensar sobre si e sobre o mundo.
Palavras-chave: ensino e aprendizagem de língua inglesa; letramento crítico; identidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.