O letramento crítico nas aulas de língua inglesa: a formação cidadã em foco

Autores

  • Lucilene Paula Carvalho Dias Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Vanderlice dos Santos Andrade Sól Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.07

Resumo

O presente artigo tem como escopo investigar as representações sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa (LI) a partir de uma perspectiva crítica, com foco em seus efeitos na constituição identitária dos aprendizes. A trajetória teórico-metodológica percorrida foi delineada, principalmente, a partir das perspectivas discursiva franco-brasileira (Orlandi, 2009), psicanalítica (Revuz, 1998), da Linguística Aplicada (Jordão e Fogaça, 2007; Coracini, 2003a; 2003b; 2003c; Tavares, 2009; Sól, 2014; 2016; 2020) e da Semiótica Social (Kress e Van Leeuween, 2006 [1996]). Este trabalho, que é de base qualitativa, envolveu dez participantes estudantes do Ensino Médio de uma escola que pertence à Rede Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica de uma cidade mineira da região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de narrativas escritas e visuais. Os resultados evidenciam a relevância da aprendizagem da LI a partir da ótica da formação cidadã, haja vista que as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas desencadearam nos aprendizes novos olhares e novos modos de nomear e pensar as práticas sociais vivenciadas por eles, fazendo-os repensar sobre si e sobre o mundo.  

Palavras-chave: ensino e aprendizagem de língua inglesa; letramento crítico; identidade. 

Biografia do Autor

Lucilene Paula Carvalho Dias Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa e Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto.   

Vanderlice dos Santos Andrade Sól, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Pós-doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais/University of California, Santa Barbara, doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, licenciada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professora na área de Língua Inglesa e Linguística Aplicada no Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto e atua, também, na pós-graduação em Estudos da Linguagem.  

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Carvalho Dias Fonseca, L. P., & dos Santos Andrade Sól, V. (2022). O letramento crítico nas aulas de língua inglesa: a formação cidadã em foco . Calidoscópio, 19(4), 524–537. https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.07