Vertiginous connections: verbal violence in 'comments' on social networks

Authors

  • Isabel Roboredo Seara Universidade Aberta (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.07

Abstract

Partindo do pressuposto de que o ‘comentário’ é, na sua essência, uma tomada de   posição  sobre  algo  anteriormente dito ou escrito, propomo­nos, neste estudo,  observar,  numa  perspectiva  enunciativo-pragmática, as  estratégias linguístico­discursivas que dominam estes espaços considerados espaços de agressividade e violência verbal. Com base numa notícia de um jornal online português sobre uma polémica desencadeada pelo líder do partido populista CHEGA, pretendemos refletir sobre as formas que estão ao serviço da construção das imagens dos enunciadores, convocando as teorias da face e a noção de ethos discursivo.  O nosso objetivo é compreender como se constrói no comentário o discurso de exacerbação e de intolerância e quais os atos ameaçadores da face (FTAs) que predominam. Os comentários serão analisados com base nos estudos da agressividade e violência verbais (Culpeper, 2011; Bousfiled & Locher 2008), em  diálogo com estudos pragmáticos (Goffman, 1967; Brown & Levinson, 1987) e com estudos sobre discurso polémico (Kerbat-Orecchioni 2008). Destacar-se-ão os FTAS, nomeadamente os atos de acusação e de difamação e os insultos, ensaiando comprovar que neste palco mediatizado das redes sociais se assiste a uma banalização crescente da violência verbal. 

Palavras-chavecomentário digital; redes sociais; agressividade e violência verbal. 

Author Biography

Isabel Roboredo Seara, Universidade Aberta (Portugal)

Doutora em Linguística Portuguesa. Professora do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, Lisboa; Investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Published

2021-12-07

How to Cite

Roboredo Seara, I. (2021). Vertiginous connections: verbal violence in ’comments’ on social networks. Calidoscópio, 19(3), 385–397. https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.07