Arranjo institucional e a adoção de mecanismos de governança: aplicação da Qualitative Comparative Analysis of Fuzzy Sets (fsQCA)
Palavras-chave:
Instituições, Cooperação, GovernançaResumo
Este artigo analisou o formato dos relacionamentos interorganizacionais como influenciado pelo uso de mecanismos de governança por meio da aplicação da Qualitative Comparative Analysis of Fuzzy Sets (fsQCA), uma técnica pouco usual que permite a análise comparativa sistemática de casos complexos. O campo empírico foi o caso do soro do queijo em uma aglomeração localizada em Minas Gerais. Foi desenvolvido um estudo de caso envolvendo treze laticínios. O estudo teve natureza qualitativa e finalidade descritiva. A principal conclusão que se pode extrair das análises é que as empresas participantes dessa aglomeração adotam uma maior diversidade de mecanismos de governança como forma de aprimorar as relações interorganizacionais dentro da aglomeração e nas respectivas redes de suprimentos. Outro aspecto é o entendimento, por parte das empresas, da importância de haver um fluxo informacional para alimentar as decisões estratégicas. O estudo permitiu concluir que a compreensão das relações entre as características do arranjo institucional e os mecanismos de governança possibilita a análise dos aspectos que estruturam e definem decisões coletivas, os papéis e as funções dos atores envolvidos e as relações que são estabelecidas nos arranjos cooperativos. O entendimento dessas dinâmicas contribui para a compreensão sobre a governança e a formatação dos relacionamentos em situações de interdependências horizontais entre atores heterogêneos.
Palavras-chave: instituições, cooperação, governança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.