Arranjo institucional e a adoção de mecanismos de governança: aplicação da Qualitative Comparative Analysis of Fuzzy Sets (fsQCA)

Autores/as

  • Osmar Vieira de Souza Filho Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)/UFMG
  • Ricardo Silveira Martins Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)/UFMG
  • Roberta de Cássia Macedo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)/UFMG

Palabras clave:

Instituições, Cooperação, Governança

Resumen

Este artigo analisou o formato dos relacionamentos interorganizacionais como influenciado pelo uso de mecanismos de governança por meio da aplicação da Qualitative Comparative Analysis of Fuzzy Sets (fsQCA), uma técnica pouco usual que permite a análise comparativa sistemática de casos complexos. O campo empírico foi o caso do soro do queijo em uma aglomeração localizada em Minas Gerais. Foi desenvolvido um estudo de caso envolvendo treze laticínios. O estudo teve natureza qualitativa e finalidade descritiva. A principal conclusão que se pode extrair das análises é que as empresas participantes dessa aglomeração adotam uma maior diversidade de mecanismos de governança como forma de aprimorar as relações interorganizacionais dentro da aglomeração e nas respectivas redes de suprimentos. Outro aspecto é o entendimento, por parte das empresas, da importância de haver um fluxo informacional para alimentar as decisões estratégicas. O estudo permitiu concluir que a compreensão das relações entre as características do arranjo institucional e os mecanismos de governança possibilita a análise dos aspectos que estruturam e definem decisões coletivas, os papéis e as funções dos atores envolvidos e as relações que são estabelecidas nos arranjos cooperativos. O entendimento dessas dinâmicas contribui para a compreensão sobre a governança e a formatação dos relacionamentos em situações de interdependências horizontais entre atores heterogêneos.

Palavras-chave: instituições, cooperação, governança.

Biografía del autor/a

Osmar Vieira de Souza Filho, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)/UFMG

Administrador, Doutor em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Cepead)/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Ricardo Silveira Martins, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)/UFMG

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Economista (UFV, 1988), Mestre em Economia Aplicada (UFV, 1991) e Doutor em Economia Aplicada (USP/Esalq, 1998). Atua no Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD), como docente, pesquisador e orientador de Mestrado e Doutorado em Gestão de Operações e Logística . É um dos líderes do Núcleo Interdisciplinar em Pesquisa e Extensão em Logística (NIPELOG-UFMG).

Roberta de Cássia Macedo, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD)/UFMG

Professora da Centro Universitário UNA - MG e doutoranda pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Cepead)/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Publicado

2018-07-18

Número

Sección

Articles