Práticas de gestão do conhecimento na internacionalização de pequenas empresas: um estudo comparativo de casos na indústria de café
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa destinada a analisar o efeito da organização em redes de negócios internacionais sobre as práticas de gestão da informação e do conhecimento de micro e pequenas empresas (SMEs, do inglês small and medium-sized enterprises) da indústria de café brasileira. Através de um estudo comparativo de casos, concluiu-se que: (i) os processos de criação, manutenção e compartilhamento de informações e conhecimentos são influenciados pela rede, bem como pela cooperação, cultura, relações e interações dentro e entre as empresas; (ii) a troca de informações e experiências traz benefícios para as SMEs (iii); a rede não promoveu a sistematização do conhecimento, mas facilitou o seu desenvolvimento; (iv) o estabelecimento de um contexto favorável (‘Ba’) pode ajudar indivíduos e empresas e pode facilitar a criação e o desenvolvimento das habilidades desses indivíduos e empresas. Nesse sentido, observou-se que a cultura de cooperação pode ser considerada essencial no processo de aprendizagem organizacional.
Palavras-chave: gestão do conhecimento, rede de negócios internacionais, micro e pequenas empresas, estratégia de internacionalização, setor cafeeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.