Práticas de gestão do conhecimento na internacionalização de pequenas empresas: um estudo comparativo de casos na indústria de café

Autores/as

  • Ricardo Vinícius Dias Jordão Programa de Pós-graduação em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (Brasil), Center for Advanced Studies in Management and Economics (UE, Portugal) e Swiss Management Center (Suíça).

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa destinada a analisar o efeito da organização em redes de negócios internacionais sobre as práticas de gestão da informação e do conhecimento de micro e pequenas empresas (SMEs, do inglês small and medium-sized enterprises) da indústria de café brasileira. Através de um estudo comparativo de casos, concluiu-se que: (i) os processos de criação, manutenção e compartilhamento de informações e conhecimentos são influenciados pela rede, bem como pela cooperação, cultura, relações e interações dentro e entre as empresas; (ii) a troca de informações e experiências traz benefícios para as SMEs (iii); a rede não promoveu a sistematização do conhecimento, mas facilitou o seu desenvolvimento; (iv) o estabelecimento de um contexto favorável (‘Ba’) pode ajudar indivíduos e empresas e pode facilitar a criação e o desenvolvimento das habilidades desses indivíduos e empresas. Nesse sentido, observou-se que a cultura de cooperação pode ser considerada essencial no processo de aprendizagem organizacional.

Palavras-chave: gestão do conhecimento, rede de negócios internacionais, micro e pequenas empresas, estratégia de internacionalização, setor cafeeiro.

Biografía del autor/a

Ricardo Vinícius Dias Jordão, Programa de Pós-graduação em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (Brasil), Center for Advanced Studies in Management and Economics (UE, Portugal) e Swiss Management Center (Suíça).

O professor Ricardo Vinícius Dias Jordão possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduação em Controladoria e Finanças também pela UFMG. Tendo feito MBA em Gestão Empresarial, Mestrado em Administração Estratégica na Fundação Dom Cabral, Mestrado em Contabilidade e Controladoria na UFMG e o European PhD in Management Sciences (Accounting and Finance) pelo Center for Advanced Studies in Management and Economics (UE) em associação com o Swiss Management Center, Switzerland. A experiência profissional acumulada é de mais de 18 anos em organizações públicas e privadas em cargos técnicos, consultivos, executivos e gerenciais. Atualmente, esteve exercendo atividades de Auditor e Consultor de Negócios nas áreas financeira, tributária e de controladoria; sendo professor títular do Mestrado Profissional em Administração da FPL e pesquisador da UFMG. Além disso, atuando também como professor associado da Fundação Dom Cabral e do IBMEC; tendo, ainda, ministrado cursos de graduação, pós-graduação, MBA's, tecnológicos e sequenciais nas maiores e melhores instituições de ensino do estado de Minas Gerais tais como PUC-Minas, UFOP e UFMG.

Publicado

2016-03-17

Número

Sección

Articles