Gerenciamento de resultados: estudo empírico em empresas brasileiras e portuguesas antes e após a adoção das IFRS
Palavras-chave:
Gerenciamento de resultados, Companhias Brasileiras e Portuguesas, Adoção das IFRSResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade sobre os níveis de gerenciamento de resultados em empresas brasileiras e portuguesas. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritivo-explicativa, com a abordagem quantitativa orientada pelo modelo adaptado de estimação do nível de gerenciamento de resultado de Barth et al. (2008). O estudo foi composto por 143 empresas brasileiras e 30 empresas portuguesas extraídas do site eletrônico da Thomson Financial e Worldscope, analisadas em dois períodos distintos, pós e pré-convergência. Para análise dos dados coletados fez-se uso de técnicas estatísticas multivariada e análise de dados em painel e regressão logística, teste de razão de variâncias e correlação de Spearman (rho). Os resultados das quatro medidas de gerenciamento de resultados não foram estatisticamente significativos para atestar o efeito das normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB sobre os níveis de gerenciamento de resultados no período pós-convergência. Ressalta-se que a busca pela qualidade da informação contábil não depende somente do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade nos países, mas de fatores culturais, socioeconômicos e institucionais da área contábil e legal que influenciam todo o processo de convergência contábil.
Palavras-chave: gerenciamento de resultados, companhias Brasileiras e Portuguesas, adoção das IFRS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.