Gerenciamento de resultados: estudo empírico em empresas brasileiras e portuguesas antes e após a adoção das IFRS

Autores/as

  • Pedro Ylunga Costa da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARaNÁ
  • Marcos Wagner da Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARaNÁ

Palabras clave:

Gerenciamento de resultados, Companhias Brasileiras e Portuguesas, Adoção das IFRS

Resumen

O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade sobre os níveis de gerenciamento de resultados em empresas brasileiras e portuguesas. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritivo-explicativa, com a abordagem quantitativa orientada pelo modelo adaptado de estimação do nível de gerenciamento de resultado de Barth et al. (2008). O estudo foi composto por 143 empresas brasileiras e 30 empresas portuguesas extraídas do site eletrônico da Thomson Financial e Worldscope, analisadas em dois períodos distintos, pós e pré-convergência. Para análise dos dados coletados fez-se uso de técnicas estatísticas multivariada e análise de dados em painel e regressão logística, teste de razão de variâncias e correlação de Spearman (rho). Os resultados das quatro medidas de gerenciamento de resultados não foram estatisticamente significativos para atestar o efeito das normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB sobre os níveis de gerenciamento de resultados no período pós-convergência. Ressalta-se que a busca pela qualidade da informação contábil não depende somente do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade nos países, mas de fatores culturais, socioeconômicos e institucionais da área contábil e legal que influenciam todo o processo de convergência contábil.

Palavras-chave: gerenciamento de resultados, companhias Brasileiras e Portuguesas, adoção das IFRS.

Biografía del autor/a

Pedro Ylunga Costa da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARaNÁ

Possui Mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2014), Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2010), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Cidade Verde (FCV, 2011) e Especialista em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2013). Foi bolsista Capes-Reuni e estagiário docente-disciplina de Auditoria de Demonstrações Contábeis na UFPR. Tem experiência na área de pesquisa acadêmica tendo feito parte como bolsista de Iniciação Científica (IC) pela Universidade Estadual de Maringá (2008-2010) com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria e perícia contábil, teoria da contabilidade, contabilidade financeira, contabilidade pública, teoria de finanças, finanças corporativas, métodos quantitativos e metodologia a pesquisa em contabilidade.

Marcos Wagner da Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARaNÁ

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná, atuando no ensino de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Finanças, Economia e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Financeiro, Finanças Corporativas, Política Econômica, Impacto das Políticas Públicas, Economia da Estratégia.

Publicado

2015-08-20

Número

Sección

Articles