Análise da eficiência de mercado do Ibovespa: uma abordagem com o modelo autorregressivo quantílico
Palavras-chave:
Quantile Regression, Market Efficiency, DependenceResumo
A existência de dependência nos retornos de ativos financeiros tem recebido considerável atenção na literatura de finanças, a fim de auxiliar na formulação de estratégias de retorno esperado positivo e na gestão do risco de portfólios. No entanto, a hipótese de eficiência de mercado pressupõe que as novas informações são incorporadas de forma imediata ao ativo e a dependência entre os retornos é nula ou não significativa. Tendo por base essa ideia, o objetivo desse trabalho é analisar o comportamento da dependência serial dos retornos das ações do Ibovespa, fazendo uso do modelo autorregressivo quantílico (QAR). São utilizados log-retornos diários do índice Bovespa, de 02 de janeiro de 2008 a 13 de junho de 2012. Os resultados obtidos permitem concluir que os quantis extremos estão associados a rendimentos positivos ou negativos e apresentam dependência forte e distinta entre si. Já nos quantis centrais a dependência é próxima à zero, semelhante ao modelo de mínimos quadrados ordinários (MQO). Também se identificou um efeito assimétrico dos investidores, associado ao estado de mercado e à localização no quantil. Além disso, observou-se que altos coeficientes autorregressivos quantílicos, positivos ou negativos, resultaram em coeficientes de mesmo sinal nos próximos quantis. Percebe-se, assim, que o Ibovespa se comporta de maneira distinta dos pressupostos da hipótese de eficiência de mercado na forma fraca.
Palavras-chave: modelo autorregressivo quantílico, eficiência de mercado, dependência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.