Evidenciação e volatilidade: testes com equações estruturais
Palavras-chave:
Evidenciação, Volatilidade, Instrumentos Financeiros.Resumo
O objetivo principal deste trabalho foi analisar a relação entre o nível de evidenciação dos relatórios contábeis das empresas brasileiras não financeiras listadas na NYSE (New York Stock Exchange) e a volatilidade no retorno de seus títulos. A análise proposta foi operacionalizada por meio da utilização de Modelagem por Equações Estruturais. No desenvolvimento dos testes, levaram-se em conta as potenciais diferenças na eficiência informacional dos mercados de capitais brasileiro e norte-americano (Fama, 1970, 1991). Foi observado que o tamanho das empresas apresentou relação positiva e significativa com o nível de evidenciação, indicando que mesmo as empresas analisadas possuindo melhores níveis de evidenciação, por emitirem ADRs níveis II ou III na NYSE, e, portanto, já tendendo a estar em um grupo de grandes empresas, o tamanho se mostrou positivamente e significativamente relacionado com a evidenciação. Para um nível de 5% de significância, confirmou-se também a hipótese de que empresas com maiores níveis de evidenciação apresentaram menor volatilidade nos retornos de seus títulos. Desta forma, empresas que evidenciaram informações mais detalhadas sobre instrumentos financeiros em seus relatórios contábeis apresentaram menor volatilidade nos retornos de seus títulos.
Palavras-chave: evidenciação, volatilidade, instrumentos financeiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.