Práticas de Gestão de Pessoas, Alinhamento Pessoa-Ambiente de Trabalho e Índices de Turnover: um estudo nas “Melhores Empresas Para Você Trabalhar” no Brasil
Palavras-chave:
Práticas de Gestão de Pessoas. “Person-Environment Fit”. Performance Organizacional.Resumo
Este trabalho propõe-se verificar se o Alinhamento Pessoa-Ambiente de Trabalho (“Person- Environment Fit” ou P-E Fit) medeia a relação entre o conjunto de práticas de Gestão de Pessoas e os índices de Turnover nas “Melhores Empresas para Você Trabalhar” no Brasil. A pesquisa é descritiva do tipo quantitativa por levantamento ou survey, de corte transversal. Definiu-se como população as 500 “Melhores Empresas para Você Trabalhar” no Brasil, segundo base de dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), com dados do ano de 2010. A amostra de pesquisa foi composta por 57 empresas, onde se avaliou o conjunto de Práticas de Gestão de Pessoas e Turnover, e 26.469 funcionários destas empresas para analisar o “Person-Environment Fit”. A Análise fatorial das respostas dos funcionários revelou quatro dimensões do P-E Fit: “Person-Job Fit”, “Person-Organization Fit”, “Person-Group Fit” e “Person-Supervisor Fit”, em linha com as pesquisas do tema. Em seguida, análises de regressão demonstraram que o conjunto das práticas de Gestão de Pessoas influencia índices de Turnover, de modo que, quanto mais aplicadas forem tais práticas, menores os índices de Turnover. Constatou-se que o conjunto das práticas de Gestão de Pessoas afeta positiva e significativamente “Person-Job Fit”, “Person-Organization Fit” e “Person-Group Fit” – o “Person-Supervisor Fit” não se revelou impactado pelas práticas. Entretanto, não se constatou efeito de mediação da variável “Person-Environment Fit” (nas suas quatro dimensões) entre o conjunto das Práticas de Gestão de Pessoas e os índices de Turnover. Ainda, observou-se que a dimensão “Person-Job Fit” influencia índices de Turnover.
Palavras-chave: práticas de Gestão de Pessoas, “Person-Environment Fit”, Performance Organizacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.