Análise comparativa da divulgação social de empresas francesas e brasileiras segundo a Teoria dos Stakeholders

Autores

  • Marcelle Colares Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • João Ésio Pontes Junior Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO
  • Augusto Marcos Carvalho de Sena Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Oderlene Vieira de Oliveira Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Indicadores de RSC, Divulgação de informações sociais, Teoria dos Stakeholders.

Resumo

O objetivo do trabalho é investigar as principais características da divulgação de informações sociais das 15 maiores empresas brasileiras e das 15 maiores empresas francesas, listadas no ranking The Global 2000 da revista Forbes (http://www.forbes.com/global2000/), segundo os indicadores sociais do Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais da ONU, e explicar os resultados à luz da Teoria dos Stakeholders. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, utilizando-se pesquisa bibliográfica e documental nos relatórios sociais divulgados pelas empresas da amostra. Foram utilizados como categorias e subcategorias de análise os 6 grupos de indicadores que contêm os 16 indicadores de RSC sugeridos pela ONU. A análise dos resultados revelou significativa preocupação das empresas pesquisadas com a divulgação de informações sociais, constatando-se uma maior divulgação de determinados indicadores em detrimento de outros, o que estaria ligado ao fato de as empresas não dispensarem a mesma atenção a todos os seus stakeholders. Também verificou-se que os principais fatores condicionantes da adoção e da divulgação das informações sociais estão respaldados na Teoria dos Stakeholders e na existência de um aparato legal que obriga as empresas a divulgarem determinadas informações.

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, indicadores de RSC, divulgação de informações sociais, Teoria dos Stakeholders.

Biografia do Autor

Marcelle Colares Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Associada II da Universidade Federal do Ceará e Professora Titular da Universidade de Fortaleza.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1987), Mestra em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2001).

 

João Ésio Pontes Junior, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza e Mestre em Gestion des Entreprises – École Supérieure de Commerce de Saint-Etienne
Professor de Administração de Empresas e Gestão Comercial da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO

Augusto Marcos Carvalho de Sena, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutor em Economia pela University of New Hampshire

Coordenador do  Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Professor da Universidade Federal do Ceará

Oderlene Vieira de Oliveira, Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Mestre em Administração de Empresas – Unifor

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Publicado

2014-08-21

Edição

Seção

Artigos