Análise comparativa da divulgação social de empresas francesas e brasileiras segundo a Teoria dos Stakeholders

Autores/as

  • Marcelle Colares Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • João Ésio Pontes Junior Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO
  • Augusto Marcos Carvalho de Sena Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Oderlene Vieira de Oliveira Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Palabras clave:

Responsabilidade Social Corporativa, Indicadores de RSC, Divulgação de informações sociais, Teoria dos Stakeholders.

Resumen

O objetivo do trabalho é investigar as principais características da divulgação de informações sociais das 15 maiores empresas brasileiras e das 15 maiores empresas francesas, listadas no ranking The Global 2000 da revista Forbes (http://www.forbes.com/global2000/), segundo os indicadores sociais do Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais da ONU, e explicar os resultados à luz da Teoria dos Stakeholders. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, utilizando-se pesquisa bibliográfica e documental nos relatórios sociais divulgados pelas empresas da amostra. Foram utilizados como categorias e subcategorias de análise os 6 grupos de indicadores que contêm os 16 indicadores de RSC sugeridos pela ONU. A análise dos resultados revelou significativa preocupação das empresas pesquisadas com a divulgação de informações sociais, constatando-se uma maior divulgação de determinados indicadores em detrimento de outros, o que estaria ligado ao fato de as empresas não dispensarem a mesma atenção a todos os seus stakeholders. Também verificou-se que os principais fatores condicionantes da adoção e da divulgação das informações sociais estão respaldados na Teoria dos Stakeholders e na existência de um aparato legal que obriga as empresas a divulgarem determinadas informações.

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, indicadores de RSC, divulgação de informações sociais, Teoria dos Stakeholders.

Biografía del autor/a

Marcelle Colares Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Associada II da Universidade Federal do Ceará e Professora Titular da Universidade de Fortaleza.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1987), Mestra em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2001).

 

João Ésio Pontes Junior, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza e Mestre em Gestion des Entreprises – École Supérieure de Commerce de Saint-Etienne
Professor de Administração de Empresas e Gestão Comercial da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO

Augusto Marcos Carvalho de Sena, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutor em Economia pela University of New Hampshire

Coordenador do  Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Professor da Universidade Federal do Ceará

Oderlene Vieira de Oliveira, Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Mestre em Administração de Empresas – Unifor

Publicado

2014-08-21

Número

Sección

Articles