Uma Grounded Theory para a ação gerencial no processo de implementação do e-learning nas escolas de negócios do Brasil
Resumo
Neste trabalho, influenciado pela interacionismo simbólico, investigamos a ação gerencial no processo de implementação do e-learning e propomos um quadro conceptual para explicar como as interpretações que os gestores desenvolvem em torno dessa tecnologia influencia como ela é apropriada por uma organização de ensino superior. Usando a metodologia da Grounded Theory, estudamos sete escolas de negócios no Brasil e concluímos que a ação dos gestores pode levar a dois padrões de apropriação do e-learning: uma apropriação orientada a usar o e-learning como instrumento para melhorar o processo de ensino existente e uma apropriação orientada para o mercado. Esses resultados oferecem novas evidências empíricas e explicações quando o fenômeno do e-learning é analisado em termos simbólicos nas escolas de negócios,
sendo útil para pesquisadores que estudam o papel do e-learning nas organizações de ensino superior, bem como para os responsáveis pela gestão da sua implementação.
Palavras-chave: ação gerencial, implementação de e-learning, escolas de negócios, Grounded Theory.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.