Uma Grounded Theory para a ação gerencial no processo de implementação do e-learning nas escolas de negócios do Brasil
Resumen
Neste trabalho, influenciado pela interacionismo simbólico, investigamos a ação gerencial no processo de implementação do e-learning e propomos um quadro conceptual para explicar como as interpretações que os gestores desenvolvem em torno dessa tecnologia influencia como ela é apropriada por uma organização de ensino superior. Usando a metodologia da Grounded Theory, estudamos sete escolas de negócios no Brasil e concluímos que a ação dos gestores pode levar a dois padrões de apropriação do e-learning: uma apropriação orientada a usar o e-learning como instrumento para melhorar o processo de ensino existente e uma apropriação orientada para o mercado. Esses resultados oferecem novas evidências empíricas e explicações quando o fenômeno do e-learning é analisado em termos simbólicos nas escolas de negócios,
sendo útil para pesquisadores que estudam o papel do e-learning nas organizações de ensino superior, bem como para os responsáveis pela gestão da sua implementação.
Palavras-chave: ação gerencial, implementação de e-learning, escolas de negócios, Grounded Theory.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.