Legitimação na evidenciação de informações socioambientais entre as empresas de telecomunicações listadas na BOVESPA
Palavras-chave:
Responsabilidade Social e Ambiental, Empresas de Telecomunicação Brasileiras, IsomorfismoResumo
Este artigo tem como objetivo identificar as formas isomórficas de legitimação relacionadas com as práticas de Responsabilidade Social e Ambiental das empresas de telecomunicações listadas na BOVESPA, evidenciadas em seus Relatórios da Administração publicados no período transcorrido entre 1998 e 2008. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa tem característica exploratória com abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido em uma amostra de 19 empresas de telecomunicações obtida no site da BOVESPA. Como resultado observou-se que as empresas de telecomunicações direcionam o maior número de práticas de Responsabilidade Social e Ambiental para o público interno, apresentando um total de 34,86%, e em menor número para os seus fornecedores, com um total de 0,93%. Os dados evidenciam também que a Vivo é a organização que mais utiliza o isomorfismo mimético na comunicação de suas ações socioambientais, copiando em maior número as ações evidenciadas pela empresa Brasil T Par. Com relação ao isomorfismo normativo, destacam-se as empresas Brasil T Par e Telemig Par. A Brasil T Par e a Telemar N L foram as empresas que mais praticaram o isomorfismo coercitivo no período pesquisado. No geral, constatou-se o isomorfismo normativo como o mais utilizado pelas empresas no período pesquisado, apresentando 308 práticas sociais isomórficas normativas. Por fim, concluiu-se então que as empresas de telecomunicações fizeram uso dos três tipos de isomorfismo em suas evidenciações sociais e ambientais no período pesquisado, especialmente o normativo, como estratégia de legitimação na divulgação de suas práticas de Responsabilidade Socioambiental.
Palavras-chave: responsabilidade social e ambiental, empresas de telecomunicação brasileiras, isomorfismo.
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