Legitimação na evidenciação de informações socioambientais entre as empresas de telecomunicações listadas na BOVESPA

Autores/as

  • Aline Oliveira Czesnat FURB
  • Denise Del Pra Netto FURB - Universidade Regional de Blunemau

Palabras clave:

Responsabilidade Social e Ambiental, Empresas de Telecomunicação Brasileiras, Isomorfismo

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar as formas isomórficas de legitimação relacionadas com as práticas de Responsabilidade Social e Ambiental das empresas de telecomunicações listadas na BOVESPA, evidenciadas em seus Relatórios da Administração publicados no período transcorrido entre 1998 e 2008. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa tem característica exploratória com abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido em uma amostra de 19 empresas de telecomunicações obtida no site da BOVESPA. Como resultado observou-se que as empresas de telecomunicações direcionam o maior número de práticas de Responsabilidade Social e Ambiental para o público interno, apresentando um total de 34,86%, e em menor número para os seus fornecedores, com um total de 0,93%. Os dados evidenciam também que a Vivo é a organização que mais utiliza o isomorfismo mimético na comunicação de suas ações socioambientais, copiando em maior número as ações evidenciadas pela empresa Brasil T Par. Com relação ao isomorfismo normativo, destacam-se as empresas Brasil T Par e Telemig Par. A Brasil T Par e a Telemar N L foram as empresas que mais praticaram o isomorfismo coercitivo no período pesquisado. No geral, constatou-se o isomorfismo normativo como o mais utilizado pelas empresas no período pesquisado, apresentando 308 práticas sociais isomórficas normativas. Por fim, concluiu-se então que as empresas de telecomunicações fizeram uso dos três tipos de isomorfismo em suas evidenciações sociais e ambientais no período pesquisado, especialmente o normativo, como estratégia de legitimação na divulgação de suas práticas de Responsabilidade Socioambiental.

Palavras-chave: responsabilidade social e ambiental, empresas de telecomunicação brasileiras, isomorfismo.

Biografía del autor/a

Aline Oliveira Czesnat, FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB

Denise Del Pra Netto, FURB - Universidade Regional de Blunemau

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da

Universidade Regional de Blumenau

Publicado

2012-05-23

Número

Sección

Articles