Capacidade Inovativa e os Desafios para Empresas Industriais
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2021.182.04Palavras-chave:
Desempenho em Inovação, Capacidade Inovativa, Orientação para o Mercado, AmbidesteridadeResumo
Este artigo examinou o impacto exercido pela capacidade inovativa sobre o desempenho em inovação, considerando a influência da orientação para o mercado em um quadro econômico de baixo crescimento. Utilizou amostra com 244 empresas industriais brasileiras e Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da capacidade inovativa sobre o desempenho em inovação e o efeito negativo da orientação para o mercado sobre este impacto. O artigo contribui com a literatura ao identificar fatores que influenciam, simultaneamente, o desempenho em inovação em um contexto ambiental restritivo. Gestores de empresas podem utilizar os resultados aqui reportados em suas estratégias que viabilizem a aquisição de novos conhecimentos, utilizando a integração entre a capacidade inovativa e a orientação para o mercado como fatores direcionadores do desempenho em inovação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.