Capacidade Inovativa e os Desafios para Empresas Industriais

Autores/as

  • Silvânia Da Rocha Medeiros Vila Nova Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Claudia Cristina Bitencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Hugo Fridolino Müller Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Adalberto Ramos Cassia Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2021.182.04

Palabras clave:

Desempenho em Inovação, Capacidade Inovativa, Orientação para o Mercado, Ambidesteridade

Resumen

Este artigo examinou o impacto exercido pela capacidade inovativa sobre o desempenho em inovação, considerando a influência da orientação para o mercado em um quadro econômico de baixo crescimento. Utilizou amostra com 244 empresas industriais brasileiras e Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da capacidade inovativa sobre o desempenho em inovação e o efeito negativo da orientação para o mercado sobre este impacto. O artigo contribui com a literatura ao identificar fatores que influenciam, simultaneamente, o desempenho em inovação em um contexto ambiental restritivo. Gestores de empresas podem utilizar os resultados aqui reportados em suas estratégias que viabilizem a aquisição de novos conhecimentos, utilizando a integração entre a capacidade inovativa e a orientação para o mercado como fatores direcionadores do desempenho em inovação.

Biografía del autor/a

Silvânia Da Rocha Medeiros Vila Nova, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Administração (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Universidade Federal de Alagoas - UFAL). MBA em Estratégia Empresarial (Universidade Nove de Julho - UNINOVE). MBA em Gestão Pública com ênfase em Pessoas e Conhecimento (Fundação Getúlio Vargas - FGV). Graduada em Administração (Universidade Federal de Alagoas - UFAL). Professora Tutora da Escola Virtual da Fundação IBGE (Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE). Analista em Gestão de Informações da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Áreas de estudo: capacidades dinâmicas, orientação para o mercado, gestão da inovação, gestão da sustentabilidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4276-9785.

Claudia Cristina Bitencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora titular e Decana da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Possui Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2001); Mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1995); Especialização em Administração de Recursos Humanos pela FDRH/PUCRS (1990); Graduação em Administração de Empresas pela PUCRS (1989). Foi professora visitante nas Universidades de Queensland (2000 e 2003), Universidade de Lisboa (2006), Universidade Texas PanAmericana (2009, 2011) e Thunderbird School of Global Management (2009). Sua área de interesse é em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: capacidades dinâmicas, aprendizagem organizacional e inovação social.

Hugo Fridolino Müller Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-doutorado em modelos de marketing (FEA-USP, 2010). Doutorado (UFRGS, 2005) e Mestrado (UFRGS, 1998) em Administração, ênfase em marketing. Especialização em Administração de Marketing (UNISINOS, 1995), graduação em Engenharia, habilitação em Mecânica (UFRGS, 1985). Pesquisa em Estratégia de Marketing aplicada a organizações governamentais, não governamentais e comunidades virtuais e reais. Focado nos temas satisfação de clientes, comportamento do consumidor, plano de marketing e marketing societal & social.

Adalberto Ramos Cassia, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento, Doutorado em Administração e Inovação, Mestrado em Administração, Especialização em Administração, Telecomunicações, Engenharia de Software, Estatística e Finanças, Graduação em Administração Pública e de Empresas, Graduação em Tecnologia da Informação. Atuação profissional como gestor de TI na IBM e gestor público no IBGE, professor do ensino superior em cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informações. Áreas de estudo: Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão da TI e Gestão da Sustentabilidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8741-8837.

Publicado

2021-08-17

Número

Sección

Articles