“Modos de Governança de Redes”: Que Avanços Foram Feitos Até o Momento?

Autores/as

  • Douglas Wegner Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Eduardo Künzel Teixeira Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Jorge Renato Verschoore Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palabras clave:

Governança de redes, meta-estudo, análise de redes sociais, redes públicas.

Resumen

O objetivo principal deste artigo foi identificar os avanços nos estudos de governança em rede, a partir do trabalho seminal de Provan e Kenis (2008). Suas oito proposições examinam as características de cada forma de governança, descrevem componentes críticos de contingência que podem explicar a eficácia da forma de governança, discutem as tensões inerentes a cada forma de governança e exploram a evolução da governança de rede ao longo do tempo. Para alcançar este objetivo, realizamos um metaestudo de 224 artigos, combinando análises quantitativas e qualitativas para ajudar a estabelecer um mapa dos recentes avanços no campo da governança de redes. A análise conjunta mostrou avanços específicos na governança das redes públicas. Em termos gerais, os estudos permanecem altamente fragmentados e ainda precisam atingir um nível maior de consolidação. Embora a proposta apresentada por Provan e Kenis (2008) tente contribuir para uma melhor compreensão dos modos, tensões e evolução da governança, ela ainda requer mais contribuições para estabelecer uma teoria sobre governança de redes. Há espaço para uma investigação mais aprofundada dos modos híbridos de governança, as contingências críticas que determinam a escolha do modo mais eficaz de governança e os mecanismos específicos usados para operacionalizar cada modo de governança.

Biografía del autor/a

Douglas Wegner, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor and researcher at the Business School of Unisinos University. His research interest is related to network governance, network orchestration, and inter-organizational relations.

Doctor of Business Administration from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS).

Jorge Renato Verschoore, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor and researcher at the Business School of Unisinos University. Currently, he is the leader of GeRedes/CNPq (Brazilian Group for Inter-Organizational Network Studies). Regarding intellectual production, he has written books and articles on the Social Science feld, concerning management, cooperation, and networks. His main interest nowadays is related to network governance, cooperative strategy, inter-organizational relations, and social network analysis.

Doctor of Business Administration from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS).

Descargas

Publicado

2019-06-20

Número

Sección

Articles