“Modos de Governança de Redes”: Que Avanços Foram Feitos Até o Momento?
Keywords:
Governança de redes, meta-estudo, análise de redes sociais, redes públicas.Abstract
O objetivo principal deste artigo foi identificar os avanços nos estudos de governança em rede, a partir do trabalho seminal de Provan e Kenis (2008). Suas oito proposições examinam as características de cada forma de governança, descrevem componentes críticos de contingência que podem explicar a eficácia da forma de governança, discutem as tensões inerentes a cada forma de governança e exploram a evolução da governança de rede ao longo do tempo. Para alcançar este objetivo, realizamos um metaestudo de 224 artigos, combinando análises quantitativas e qualitativas para ajudar a estabelecer um mapa dos recentes avanços no campo da governança de redes. A análise conjunta mostrou avanços específicos na governança das redes públicas. Em termos gerais, os estudos permanecem altamente fragmentados e ainda precisam atingir um nível maior de consolidação. Embora a proposta apresentada por Provan e Kenis (2008) tente contribuir para uma melhor compreensão dos modos, tensões e evolução da governança, ela ainda requer mais contribuições para estabelecer uma teoria sobre governança de redes. Há espaço para uma investigação mais aprofundada dos modos híbridos de governança, as contingências críticas que determinam a escolha do modo mais eficaz de governança e os mecanismos específicos usados para operacionalizar cada modo de governança.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal BASE the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.