Estereótipo negativo do país de origem e intenções e percepções do consumidor: o efeito moderador das ações de marketing

Autores/as

  • Fernanda Lazzari Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade de Caxias do Sul
  • Kenny Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Faculdade Meridional
  • Marcelo Trevisan Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Antonio Slongo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

efeito país de origem, consumidor, marketing

Resumen

Este trabalho objetiva identificar e avaliar ações de marketing capazes de moderar os efeitos gerados pelo estereótipo negativo do país de origem nas avaliações de um produto. Analisa-se a atuação do endosso de celebridade e da imagem positiva do varejista na relação do país de origem com estereótipo negativo e percepção de qualidade, intenção de compra e disposição de preço a pagar. A metodologia utilizada é um quase experimento, tendo como produto demonstrativo o perfume. Verificou-se que ações de marketing podem desempenhar o papel de atenuador dos efeitos negativos gerados pelo estereótipo do país de origem de um determinado produto.

Palavras-chave: efeito país de origem, consumidor, marketing.

Publicado

2012-02-29

Número

Sección

Articles