Innovative Capability and Challenges for Industrial Business

Authors

  • Silvânia Da Rocha Medeiros Vila Nova Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Claudia Cristina Bitencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Hugo Fridolino Müller Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Adalberto Ramos Cassia Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2021.182.04

Keywords:

Innovation Performance, Innovative Capability, Market Orientation, Ambidexterity

Abstract

This paper examined the impact of innovative capability on innovation performance, considering the influence of market orientation on a low growth economic environment. It used a sample with 244 Brazilian industrial companies and Structural Equation Modeling. The results showed the positive impact of innovative capability on innovation performance and the negative effect of market orientation on this impact. The article contributes to the literature by identifying factors that simultaneously influence innovation performance in a restrictive environmental context. Business managers can use the results reported here in their strategies that enable the acquisition of new knowledge, using the integration between innovative capability and market orientation as driving factors of innovation performance.

Author Biographies

Silvânia Da Rocha Medeiros Vila Nova, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Administração (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Universidade Federal de Alagoas - UFAL). MBA em Estratégia Empresarial (Universidade Nove de Julho - UNINOVE). MBA em Gestão Pública com ênfase em Pessoas e Conhecimento (Fundação Getúlio Vargas - FGV). Graduada em Administração (Universidade Federal de Alagoas - UFAL). Professora Tutora da Escola Virtual da Fundação IBGE (Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE). Analista em Gestão de Informações da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Áreas de estudo: capacidades dinâmicas, orientação para o mercado, gestão da inovação, gestão da sustentabilidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4276-9785.

Claudia Cristina Bitencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora titular e Decana da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Possui Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2001); Mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1995); Especialização em Administração de Recursos Humanos pela FDRH/PUCRS (1990); Graduação em Administração de Empresas pela PUCRS (1989). Foi professora visitante nas Universidades de Queensland (2000 e 2003), Universidade de Lisboa (2006), Universidade Texas PanAmericana (2009, 2011) e Thunderbird School of Global Management (2009). Sua área de interesse é em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: capacidades dinâmicas, aprendizagem organizacional e inovação social.

Hugo Fridolino Müller Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-doutorado em modelos de marketing (FEA-USP, 2010). Doutorado (UFRGS, 2005) e Mestrado (UFRGS, 1998) em Administração, ênfase em marketing. Especialização em Administração de Marketing (UNISINOS, 1995), graduação em Engenharia, habilitação em Mecânica (UFRGS, 1985). Pesquisa em Estratégia de Marketing aplicada a organizações governamentais, não governamentais e comunidades virtuais e reais. Focado nos temas satisfação de clientes, comportamento do consumidor, plano de marketing e marketing societal & social.

Adalberto Ramos Cassia, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento, Doutorado em Administração e Inovação, Mestrado em Administração, Especialização em Administração, Telecomunicações, Engenharia de Software, Estatística e Finanças, Graduação em Administração Pública e de Empresas, Graduação em Tecnologia da Informação. Atuação profissional como gestor de TI na IBM e gestor público no IBGE, professor do ensino superior em cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informações. Áreas de estudo: Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão da TI e Gestão da Sustentabilidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8741-8837.

Published

2021-08-17

Issue

Section

Articles