A APROPRIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO NATURAL EM CENTROS SOCIOEDUCATIVOS PARA JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Eunice Maria Nazarethe Nonato Universidade Vale do Rio Doce
  • Edmarcius Carvalho Novaes Universidade Vale do Rio Doce
  • Nadia Maria Jorge Medeiros Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Isaque Ferreira Alves Universidade Vale do Rio Doce

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2019.152.04

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar um conceito arquitetônico que aborde questões decorrentes do aproveitamento de iluminação natural inseridas em edificações destinadas a jovens em situação de privação de liberdade. A metodologia adotada é teórico-empírica, tendo por base a realização de revisão bibliográfica e de visitas de campo, com registro em diário de bordo, realizadas no Centro Socioeducativo São Francisco de Assis, na cidade de Governador Valadares (MG). Tomam-se como referência neste estudo as contribuições teóricas de autores que discutem adequações de luz natural em projetos de arquitetura. Os aspectos quantitativos não fazem parte da proposta do trabalho em questão. Observou-se como um dos principais problemas arquitetônicos da Unidade campo do estudo a existência de pouca luminosidade nos espaços internos. Assim, este trabalho propõe tipologias de abertura para a inserção de iluminação natural no interior dos espaços.

Palavras-chave: Centros socioeducativos, iluminação natural, jovens em privação de liberdade.

 

Biografia do Autor

Eunice Maria Nazarethe Nonato, Universidade Vale do Rio Doce

É graduada em curso de Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (1998) e em curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1985). Mestre em Educação (2002). Realizou em 2009 estágio doutoral na Universidade de Coimbra-PT. Doutorou-se pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS (2010). Atualmente é Pesquisadora e professora no curso de Direito e no curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce. Coordena Projeto de Pesquisa financiado pela FAPEMIG "Juventude, Educação e Direito".

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce

Aluno do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisando na área de concentração de "Estudos de Gênero" e na Linha de Pesquisa em "Gênero e suas inter-relações com geração, etnia e classe" (2017). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce (2016). Tem especializações em Docência para o Ensino Superior; Educação e Inclusão - Linha de Formação: Libras; Gênero e Diversidade na Escola; Direito Público e em Gestão Pública. Possui MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades. É bacharel em Direito e licenciando em Filosofia. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Vale do Rio Doce.

Nadia Maria Jorge Medeiros, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio Doce (1998), graduação em Ciências pela Universidade do Vale do Rio Doce (1992) e mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). É doutora em Educação pela Universidade de Brasília.

Isaque Ferreira Alves, Universidade Vale do Rio Doce

Graduado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Vale do Rio Doce. Bolsista de iniciação cientifica

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

Nonato, E. M. N., Novaes, E. C., Medeiros, N. M. J., & Alves, I. F. (2019). A APROPRIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO NATURAL EM CENTROS SOCIOEDUCATIVOS PARA JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Arquitetura Revista, 15(2), 275–290. https://doi.org/10.4013/arq.2019.152.04

Edição

Seção

Artigos