A CONFORMAÇÃO DA PRAÇA MODERNISTA

Autores/as

  • Adriano Braz Contardi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Renato Leão Rego Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2020.162.09

Resumen

O paisagismo brasileiro tem características marcantes, tributárias do trabalho pioneiro de Roberto Burle Marx, arquiteto de formação. Outros arquitetos modernistas também foram encarregados do projeto de espaços livres e este artigo questiona como a praça modernista foi projetada por eles. Recorrendo a um duplo estudo de caso no interior do país e considerando o panorama da arquitetura então vigente e o processo de circulação de ideias, são analisadas as praças Napoleão Moreira da Silva (1957-1962), projetada por José Augusto Bellucci, e Santos Dumont (1970), projetada por Ícaro de Castro Mello, em dois momentos distintos da história da arquitetura brasileira. Com base em documentos originais e registros fotográficos históricos, a análise formal desenvolvida considera a conformação e a composição de canteiros, passeios, vegetação e mobiliário. Como resultado, este trabalho aponta que os arquitetos adaptaram estratégias projetuais e repertório formal da arquitetura para o projeto de praças e que, através do compartilhamento de conhecimento técnico e afinidades estéticas, paisagismo e arquitetura consolidaram formas comuns e ideias afins.

Palavras-chave: projeto arquitetônico, arquitetura brasileira, circulação de ideias, metodologia de projeto, arquitetura moderna.

Biografía del autor/a

Adriano Braz Contardi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Arquiteto mestrando pelo Programa Associado de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Estadual de Maringá

Renato Leão Rego, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é doutor em arquitetura pela Universidade Politécnica de Madri e arquiteto e urbanista pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou estágio pós-doutoral no Birkbeck College, Universidade de Londres, em 2007 e na FAU USP entre 2013 e 2014.

Publicado

2020-08-26

Cómo citar

Contardi, A. B., & Rego, R. L. (2020). A CONFORMAÇÃO DA PRAÇA MODERNISTA. Arquitetura Revista, 16(2), 344–360. https://doi.org/10.4013/arq.2020.162.09

Número

Sección

Artigos