ANÁLISE DO ESPAÇO CONSTRUÍDO DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL UTILIZANDO OS MÉTODOS AHP E SIG: ESTUDO DE CASO EM CAMBORIÚ (SC)

Autores/as

  • Rodrigo Meirinho Morimoto Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Francisco Henrique de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2019.151.02

Resumen

A proposta de pesquisa estrutura-se na caracterização e investigação do espaço construído dos Centros de Educação Infantil (CEIs), utilizando como parâmetros de análise da qualidade da sua infraestrutura, o estabelecido pelo PROINFANCIA. Para classificar a qualidade da infraestrutura dos CEIs, bem como a escolha de prioridades de intervenções e adequações para atingir um padrão pré-estabelecido, foi utilizado o modelo metodológico do Processo Analítico Hierárquico (AHP), juntamente com os recursos do Sistema de Informação Geográfica (SIG). Portanto, o objeto da pesquisa foi mapear a distribuição espacial dos CEIs e sua concentração no Município de Camboriú (SC), bem como seu comportamento de eficiência/qualidade frente ao que define o PROINFANCIA. Nesse sentido, foram construídos, por meio do método AHP, indicadores de qualidade, tendo como produto final uma classificação da situação atual da infraestrutura dos CEIS, sinalizando, a partir de uma avaliação técnica, quais unidades devem ser plenamente redimensionadas, quais devem ser adequadas com pequenos ajustes e, por fim, as unidades que estão atendendo aos cidadãos de modo eficiente. O produto final mostra a condição de cada CEI e sua distribuição espacial, permitindo ao tomador de decisão agir de modo sistemático e otimizado, pautado na eficiência técnica.

Palavras-chave: Centro de educação infantil, método AHP, sistema de informação geográfica (SIG).

Biografía del autor/a

Rodrigo Meirinho Morimoto, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - PPGPLAN - Profissional.

Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo - FACULDADE AVANTIS.

Ex-Secretário de Planejamento Urbano no Município de Camboriú/SC (2008-2016).

Francisco Henrique de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduou-se em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 1993. Obteve o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2002. Em 2012, como bolsista do CNPq realizou no primeiro semestre seu pós-doutorado na RWTH - Aachen University - Instituto de Geodésia - Alemanha, e no segundo semestre do mesmo ano continuou seu pós doc na UNI - University of Northern Iowa - Departamento de Geografia - EUA, tendo como foco a temática do Cadastro Territorial Multifinalitário. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professor colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor convidado do Lincoln Institute of Land Policy - Boston - USA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cadastro Territorial Multifinalitário, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, cartografia, cartografia digital, cadastro técnico multifinalitário e cartografia temática.

Publicado

2019-05-16

Cómo citar

Morimoto, R. M., & de Oliveira, F. H. (2019). ANÁLISE DO ESPAÇO CONSTRUÍDO DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL UTILIZANDO OS MÉTODOS AHP E SIG: ESTUDO DE CASO EM CAMBORIÚ (SC). Arquitetura Revista, 15(1), 15–38. https://doi.org/10.4013/arq.2019.151.02

Número

Sección

Artigos