Reestruturação metropolitana e emergência de centralidades: novos fluxos pendulares e a configuração espacial da Região Metropolitana de Porto Alegre

Autores/as

  • Lucia Camargos Melchiors Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional PROPUR/ UFRGS
  • Andrea da Costa Braga PROPUR - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Doutoranda PNPD-CAPES
  • Fábio Lúcio Zampieri Curso de Arquitetura - UFSM-CS e Propur/UFRGS
  • Heleniza Ávila Campos Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2018.142.08

Resumen

O texto discute os processos de desconcentração das atividades produtivas da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), buscando investigar variáveis implicadas na emergência de novas centralidades e suas interações com os deslocamentos moradia-trabalho. Adota-se uma análise multivariável relacionando processos de conurbação e dados censitários de comutação às propriedades morfológicas da configuração espacial, descritas pela metodologia da Sintaxe Espacial. Através da Sintaxe Espacial, principal metodologia utilizada, identificam- se tendências de potenciais de movimentos e probabilidade de fluxos na rede metropolitana. Verificou-se na pesquisa: (i) intensidade e sentido de movimentos pendulares; (ii) hierarquias de acessibilidade relativa/ integração do sistema espacial; (iii) hierarquias de centralidade na rede de circulação/rotas com maior probabilidade de fluxo. Presume-se que há relação entre a desconcentração de atividades econômicas, as mudanças nos padrões de acessibilidade relativa regional, a emergência de centralidades funcionais e o sentido de fluxos pendulares metropolitanos.

Palavras-chave: reestruturação metropolitana, centralidades, Sintaxe Espacial, Região Metropolitana de Porto Alegre.

Biografía del autor/a

Lucia Camargos Melchiors, Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional PROPUR/ UFRGS

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brasil (2002), possui especialização em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos (UFRGS-2007) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPUR/UFRGS-2014). Tem experiência docente nos cursos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo no Brasil (UNIVATES, UNIFIN e Departamento de Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e na Nova Zelândia (Unitec Institute of Technology - Auckland/NZ). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR/UFRGS e desenvolve pesquisas na área de planejamento regional, com foco no desenvolvimento urbano integrado e na gestão metropolitana.

Andrea da Costa Braga, PROPUR - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional / Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Doutoranda PNPD-CAPES

formada em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (Universidade de Brasília) em 1986, Especialista em Desenho Urbano (UnB, 1998), Mestrado e Doutorado  em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR / UFRGS (2003, 2013). Atualmente bolsista de Pós-Doutorado PNPD CAPES junto ao PROPUR / UFRGs (2014-18) e profa. colaboradora deste Programa na linha de Sistemas Configuracionais.

Fábio Lúcio Zampieri, Curso de Arquitetura - UFSM-CS e Propur/UFRGS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006 e 2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em geoprocessamento e movimento de pedestres em centros urbanos, atua principalmente nos seguintes temas: Morfologia Urbana, Sintaxe espacial, Sistemas de informação geográfica, Modelos urbanos para previsão de fluxo de pedestres, Redes Neurais Artificiais, Qualidade dos passeios e índice de caminhabilidade.

Heleniza Ávila Campos, Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS)

Possui graduação em Arquitetura (UFPE, 1988), Mestrado em Desenvolvimento Urbano (UFPE, 1995) e Doutorado em Geografia (UFRJ, 1999), sob orientação do Prof. Marcelo Lopes de Souza. Entre 2000 e 2012 atuou como docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo e do PPGDR da UNISC, realizando pesquisas no âmbito do desenvolvimento regional, sendo alguns deles produzidos junto ao Conselho Regional de Desenvolvimento-COREDE do Vale do Rio Pardo. Atualmente é docente da UFRGS no Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e no PROPUR. É membro pesquisador o Observatório das Metrópoles (RS) enquanto representante do PROPUR.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Melchiors, L. C., Braga, A. da C., Zampieri, F. L., & Campos, H. Ávila. (2018). Reestruturação metropolitana e emergência de centralidades: novos fluxos pendulares e a configuração espacial da Região Metropolitana de Porto Alegre. Arquitetura Revista, 14(2), 187–203. https://doi.org/10.4013/arq.2018.142.08

Número

Sección

Artigos