A APROPRIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO NATURAL EM CENTROS SOCIOEDUCATIVOS PARA JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2019.152.04Resumo
O presente artigo objetiva apresentar um conceito arquitetônico que aborde questões decorrentes do aproveitamento de iluminação natural inseridas em edificações destinadas a jovens em situação de privação de liberdade. A metodologia adotada é teórico-empírica, tendo por base a realização de revisão bibliográfica e de visitas de campo, com registro em diário de bordo, realizadas no Centro Socioeducativo São Francisco de Assis, na cidade de Governador Valadares (MG). Tomam-se como referência neste estudo as contribuições teóricas de autores que discutem adequações de luz natural em projetos de arquitetura. Os aspectos quantitativos não fazem parte da proposta do trabalho em questão. Observou-se como um dos principais problemas arquitetônicos da Unidade campo do estudo a existência de pouca luminosidade nos espaços internos. Assim, este trabalho propõe tipologias de abertura para a inserção de iluminação natural no interior dos espaços.
Palavras-chave: Centros socioeducativos, iluminação natural, jovens em privação de liberdade.
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