HABITAÇÃO ESTUDANTIL EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIOS:

DIMENSÕES ESPACIAIS E PERSPECTIVAS PARA PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/arq.2022.182.01

Palavras-chave:

moradia estudantil, ensino superior, revisão sistemática de literatura

Resumo

O ensino superior envolve dimensões que ultrapassam a transmissão de conhecimentos, abrangendo a habitação destinada aos estudantes, entre outros aspectos relacionados à subsistência discente. No Brasil, são escassas as investigações científicas que avaliam as implicações espaciais dessa moradia em contextos universitários. Neste artigo, objetiva-se explorar o estado da arte sobre o referido tema, realizando uma revisão sistemática de literatura que abrange estudos nacionais e internacionais. Desse modo, foram selecionados 37 artigos científicos, publicados entre 2016 a 2020, sendo identificadas 13 perspectivas de estudo distintas. Como discussão de maior interesse, destacam-se as temáticas sobre estudantificação, as tipologias habitacionais, a satisfação residencial e o desempenho acadêmico, confirmando, assim, que as moradias estudantis constituem espaços fundamentais nas trajetórias de vida dos universitários.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Fonseca e Souza, M., & Maria de Almeida Pinto, N. (2022). HABITAÇÃO ESTUDANTIL EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIOS: : DIMENSÕES ESPACIAIS E PERSPECTIVAS PARA PESQUISA . Arquitetura Revista, 18(2), 120–144. https://doi.org/10.4013/arq.2022.182.01

Edição

Seção

Artigos