HABITAÇÃO ESTUDANTIL EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIOS:
DIMENSÕES ESPACIAIS E PERSPECTIVAS PARA PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2022.182.01Palavras-chave:
moradia estudantil, ensino superior, revisão sistemática de literaturaResumo
O ensino superior envolve dimensões que ultrapassam a transmissão de conhecimentos, abrangendo a habitação destinada aos estudantes, entre outros aspectos relacionados à subsistência discente. No Brasil, são escassas as investigações científicas que avaliam as implicações espaciais dessa moradia em contextos universitários. Neste artigo, objetiva-se explorar o estado da arte sobre o referido tema, realizando uma revisão sistemática de literatura que abrange estudos nacionais e internacionais. Desse modo, foram selecionados 37 artigos científicos, publicados entre 2016 a 2020, sendo identificadas 13 perspectivas de estudo distintas. Como discussão de maior interesse, destacam-se as temáticas sobre estudantificação, as tipologias habitacionais, a satisfação residencial e o desempenho acadêmico, confirmando, assim, que as moradias estudantis constituem espaços fundamentais nas trajetórias de vida dos universitários.
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