Luhmann sob o olhar de Horkheimer: explorando a crítica latente na teoria dos sistemas autopoiéticos aplicada ao Direito
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2017.92.03Resumo
O presente texto pretende trazer reflexões acerca da emergência de orientar a Teoria dos Sistemas Autopoiéticos em favor da Teoria Crítica. Niklas Luhmann foi responsável por uma mudança paradigmática para a sociologia, acrescentando bases conceituais para comparação e observação empírica, principalmente no sistema jurídico. Sem pretensões políticas, sua criação teórica não se direciona ao capitalismo, o que o próprio Luhmann considera um “inimigo autoelegido”. Por outro lado, Max Horkheimer, ao assumir a direção da Escola de Frankfurt, elabora premissas científicas para explorar a teoria tradicional em favor da teoria crítica. Atualmente, diversos autores desenvolvem e aplicam a teoria dos sistemas sociais autopoiéticos a partir de uma perspectiva crítica, no intuito de compreender a complexidade social imposta pelo arranjo sistêmico capitalista e os limites e as possibilidades de emancipação por meio do Direito.
Palavras-chave: Teoria dos Sistemas Sociais, teoria crítica, sociologia do Direito, capitalismo, emancipação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.