A sociedade política e a funcionalidade do direito: da evolução histórica da sociedade ao papel do Poder Judiciário na pós-modernidade

Autores

  • Rodrigo Valente Giublin Teixeira UniCesumar, em Maringá, Paraná.
  • Guilherme Francisco Seara Aranega Professor na Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.4013/rechtd.2016.81.07

Resumo

Pode-se dizer que o surgimento da sociedade se dá por meio de relações de acordo entre os seres humanos, o que culminou na existência da sociedade política, sendo esta uma forma mais organizada que antecedeu outra forma ainda mais bem estruturada denominada de Estado. Neste ponto, novas ramificações organizacionais com novos ideais vão sendo desenvolvidos; entre eles, dois são de suma relevância, o Estado de Direito e o Estado Social, que serviram de base para a estruturação do Estado Democrático de Direito. Por fim, voltando-se à área jurídica, analisa-se o papel do Poder Judiciário em tal modelo estatal por meio de alguns exemplos e análises críticas.

Palavras-chave: sociedade política, Estado Social, Estado de Direito, Estado Democrático de Direito, acesso à justiça, ativismo judicial.

Biografia do Autor

Rodrigo Valente Giublin Teixeira, UniCesumar, em Maringá, Paraná.

Professor Titular do Mestrado, Graduação e Especialização.

Doutor em Direito pela PUC/SP.

Membro do IBDP

Editor Chefe da Revista do Mestrado da Cesumar (B1)

Advogado

 

Guilherme Francisco Seara Aranega, Professor na Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá-PR

Mestrando em Direito. Especialista em Direito. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Professor.

Downloads

Publicado

2016-03-19

Edição

Seção

Artigos