Lições do derramamento de óleo da plataforma Deepwater Horizon
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2014.63.01Resumo
O derramamento de óleo da BP de 2010 foi um dos maiores na história. Embora as lições desse derramamento sejam mais imediatamente relevantes para os Estados Unidos, elas possuem implicações mais amplas para o Brasil e outros países. Não é nenhum segredo que o sistema regulador funcionava mal na época precedente ao vazamento, proporcionando pouco incentivo para que a indústria adotasse os devidos cuidados. As reformas realizadas pós-derrame devem apresentar melhorias no sistema. O governo dos EUA considerou o derrame um fato grave e procurou aplicar grandes penalidades. Tais sanções são medidas em bilhões de dólares. Nesse meio tempo, um multibilionário acordo judicial também resultou do derramamento. Ações para a recuperação dos danos aos recursos naturais e ecossistemas estão ainda em preparação. Esperemos que as lições tiradas deste evento deplorável se tornem instrutivas não só para os Estados Unidos, mas para outras nações, como o Brasil, que estão envolvidas na exploração de petróleo em águas profundas.
Palavras-chave: Direito Ambiental, Direito dos Desastres, perfuração de óleo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.