Ética rizomática e teoria crítica do direito internacional dos direitos humanos

Autores

  • Aloisio Krohling FRV Faculdade de Dieito de Vitória ES
  • Beatriz Stella Martins Krohling Universidade de Vila Velha - UVV, curso de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.4013/rechtd.2013.51.09

Resumo

Muitas abordagens tradicionais sobre ética partem de pressupostos teóricos teleológicos ou deontológicos. O ponto de partida deste trabalho parte do referencial teórico e da perspectiva metodológica de Heidegger e Lévinas, priorizando a ética rizomática como morada do ser, como cuidado e se fundamentando no princípio fonte da dignidade da pessoa humana e na origem rizomática dos direitos humanos. As seguintes questões são, por isso, consideradas: será que existe uma relação entre a implementação efetiva em âmbito nacional e regional e internacional das decisões e recomendações que emanam dos sistemas regionais e internacionais de direitos humanos e a sua fundamentação teórica? Qual seria o papel da formação ética dos cidadãos? A análise ético-filosófica e sociocultural-política será inserida no contexto amplo dos processos do múltiplo dialético de grandes períodos históricos.

Palavras-chave: ética rizomática, direitos humanos, método múltiplo dialético.

Biografia do Autor

Aloisio Krohling, FRV Faculdade de Dieito de Vitória ES

Professor de Filosofia do Direto no Progrma de Mestrado em Direitos Fundamentais na Faculdade de Direito de Vitória. PH.D em Filosofia e M.A> em Ciências Sociais.

03 livros publicados sobre Direitos humanos

Esd Paulus 2009 e CRV em 2009 e 201033292261

Beatriz Stella Martins Krohling, Universidade de Vila Velha - UVV, curso de Medicina

Coordenadora de cursos de Serviço Social. Professora do curso de Medicina da UVV e pesquisadora na área de Movimentos Sociais.

Downloads

Publicado

2013-05-09

Edição

Seção

Artigos