Ética rizomática e teoria crítica do direito internacional dos direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2013.51.09Resumo
Muitas abordagens tradicionais sobre ética partem de pressupostos teóricos teleológicos ou deontológicos. O ponto de partida deste trabalho parte do referencial teórico e da perspectiva metodológica de Heidegger e Lévinas, priorizando a ética rizomática como morada do ser, como cuidado e se fundamentando no princípio fonte da dignidade da pessoa humana e na origem rizomática dos direitos humanos. As seguintes questões são, por isso, consideradas: será que existe uma relação entre a implementação efetiva em âmbito nacional e regional e internacional das decisões e recomendações que emanam dos sistemas regionais e internacionais de direitos humanos e a sua fundamentação teórica? Qual seria o papel da formação ética dos cidadãos? A análise ético-filosófica e sociocultural-política será inserida no contexto amplo dos processos do múltiplo dialético de grandes períodos históricos.
Palavras-chave: ética rizomática, direitos humanos, método múltiplo dialético.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.