O Direito como ciência do espírito: a necessidade de mudança paradigmática do processo

Autores

  • Jeferson Dytz Marin Universidade de Caxias do Sul
  • Carlos Alberto Lunelli Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rechtd.2012.42.06

Resumo

O paradigma é um propulsor do conhecimento científico, sendo possível afirmar que opera no sentido de conduzir ao progresso da ciência. A ciência jurídica e o Direito Processual sustentam-se a partir de paradigmas, utilizando-se de determinados conceitos e modos sintéticos de produção do conhecimento. Por sua vez, o jusracionalismo marcou-se pelo rigor no método, que também foi uma das formas encontradas para garantir a validade das leis agora consagradas e para sustentar a afirmação do antropocentrismo em face do teocentrismo.

Palavras-chave: ciência, direito, paradigma, processo.

Biografia do Autor

Jeferson Dytz Marin, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Direito – UNISINOS-BRA. Mestre em Direito – UNISC-BRA. Especialista em Direito Processual – UCS-BRA. Advogado. Professor do Programa de Mestrado em Direito da UCS-BRA. Pesquisador CNPQ da UCS. Membro do IHJ – Instituto de Hermenêutica Jurídica. Membro Honorário da ABDPC - Academia Brasileira de Direito Processual Civil – BRA. Autor dos livros “Jurisdição e Processo: efetividade e realização das pretensões materiais Juruá (2008)”, “Jurisdição e Processo II: racionalismo, ordinarização e reformas processuais (Juruá, 2009)”, “Jurisdição e Processo III: estudos em homenagem ao Prof. Ovídio Baptista da Silva (2009)”,  “ISS: aspectos controversos e a tributação bancária (2009) e Ensaios de Direito Empresarial (Juruá, 2010)”, bem como de diversos artigos científicos e capítulos de livros. Coordenador do Grupo de Pesquisa: “Alfabetização ecológica, cultura e jurisdição: uma incursão pelas teorias da decisão” na UCS

Carlos Alberto Lunelli, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Direito – UNISINOS (RS). Mestre em Direito – UNISINOS (RS). Advogado. Professor do Programa de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul – UCS e outras instituições de Ensino Superior. Membro do IEM – Instituto de Estudos Ambientais. Autor do livro “Políticas Ambientais e Políticas Públicas (Juruá, 2010)”.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos