Direito dos desastres e questões emergentes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/rechtd.2012.41.01Resumo
Estudiosos de todo o mundo estão começando a focar no papel do jurídico na preparação para esses eventos e na reação a eles depois de sua ocorrência. Este artigo oferece uma introdução ao campo do Direito dos desastres com um foco com particular nos Estados Unidos e no Brasil. O artigo começa com uma visão geral do Direito dos desastres
e explica alguns temas unificadores. Estes temas conectam a mitigação de riscos, a resposta de emergência, a indenização e a reconstrução após catástrofes. O restante do artigo foca uma percepção crucial: o dano das catástrofes é quase sempre causado ou no mínimo agravado por falta de regulação antecipada de riscos pelo direito fundiário e pelo direito ambiental. O Direito dos desastres tornar-se-á ainda mais importante no futuro devido à mudança climática e outros desdobramentos, como o crescimento populacional e o aumento das populações vivendo próximas a costas e estuários.
Palavras-chave: catástrofes naturais, energia nuclear, poluição, derramamentos de óleo, mudança climática, gestão de riscos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.