A contribuição da teoria crítica do direito internacional dos direitos humanos aos direitos das pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.4013/1096Resumo
O presente estudo aborda os direitos humanos considerados como produtos culturais, uma vez que eles se encontram no contexto histórico-social, vinculados a processos de luta pela dignidade humana. Para a conquista da efetividade dos direitos humanos, é necessário que deixem de ser “universais” para serem entendidos como interculturais, rompendo com a perspectiva do globalismo localizado. A consideração da deficiência como uma parte da experiência humana e o reconhecimento da diferença conduzem ao processo de inclusão social.
Palabras clave: Direitos Humanos, pessoa com deficiência, inclusão social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) acima explicitadas.