Extensão da publicidade, imediacia e hibridação com a cultura cotidiana

Autores

  • Guilherme Nery Atem Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Fernanda Ferreira de Abreu Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2019.3382.03

Resumo

O presente texto parte da constatação de que o mercado de comunicação utiliza atualmente o que tem sido chamado de live marketing, mas compreendendo-o como algo distinto da publicidade. Os autores deste artigo buscam a compreensão do live marketing – caracterizado pela imediacia e hibridação com a vida cotidiana – em suas práticas de mercado, e propõem, para o entendimento conceitual, uma leitura crítica com base na articulação de diferentes teorias e conceitos: semiosfera (Semiótica Russa); remediação (McLuhan; Bolter e Grusin); retórica do direto (Sodré). Com isto, os autores repensam as fronteiras e limites da publicidade atual, defendendo que seu redimensionamento ontológico ainda está para ser compreendido e conceituado.

Palavras-chave: Publicidade. Imediacia. Cultura cotidiana. Live marketing.

Biografia do Autor

Guilherme Nery Atem, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Associado 2 do Departamento de Comunicação Social da UFF. Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2004) e Pós-Doutor em Letras (UERJ, 2014). Líder do grupo de pesquisa ReC: Retórica do Consumo (UFF/CNPq). Vice-presidente da ABP2: Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade.

Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Adjunta 1 do Departamento de Comunicação Social da UFF. Doutora em Antropologia Social (UFRJ, 2016). Membro do grupo de pesquisa ReC: Retórica do Consumo (UFF/CNPq).

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Publicado

2019-01-03

Edição

Seção

Artigos