Agonística expressa em circulação: o Papa Francisco como articulador de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2019.3382.02Resumo
Este trabalho é um recorte a partir do objeto empírico da pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, inscrito na linha de pesquisa de Midiatização e Processos Sociais, que tem como objetivo geral de perceber as particularidades e lógicas em que ocorrem os embates interacionais, e como o Papa Francisco articula a disputa de sentidos do debate, tendo que responder a todos os públicos. Para esse artigo, nos detemos a fazer um estudo de caso que se constitui em dois episódios, sendo a primeira coletiva de imprensa concedida pelo pontífice no voo de retorno do Brasil em julho de 2013, e o casamento realizado no voo de retorno do Chile em janeiro de 2018. A partir do cenário da midiatização, nos propomos a investigar como esse espaço em voo incide sobre operações de construção da imagem do Papa Francisco.
Palavras-chave: Papa Francisco. Imagem. Circulação midiática. Dispositivo interacional. Agonística.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.