Qual conceito de ciência fundamenta as Teorias da Comunicação? Um estudo exploratório do “cânone”
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2019.3382.01Resumo
Qual conceito de ciência fundamenta as Teorias da Comunicação? Este trabalho delineia alguns aspectos dessa questão a partir da análise das noções de “ciência” presentes no cânone das teorias da Comunicação, tal como apresentado nos livros-textos dessa disciplina publicados entre 1996 e 2015. O argumento se divide em três partes: (1) institucionalmente, há procedimentos que remetem os estudos de Comunicação ao conceito clássico de “ciência”; no entanto (2) os problemas epistemológicos da área desafiam esse direcionamento, sobretudo na definição de “teoria”, indicando (3) uma necessidade de pensar uma “ciência” para além da definição clássica, próxima do sentido original da palavra – a ciência como saber.
Palavras-chave: Teoria da Comunicação. Epistemologia. Ciência. Pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.