O caso Samarco no Jornal Nacional: a exploração do caráter emocional da televisão na cobertura jornalística de um desastre ambiental

Autores

  • Cristiane Finger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Douglas Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.81.04

Resumo

O presente artigo busca compreender as estratégias empregadas pelo telejornalismo para explorar o caráter emocional da televisão. Parte de reflexão formulada por Ferrés (1998), segundo a qual a experiência da recepção televisiva é predominantemente influenciada pelas emoções do telespectador. A fim de atingir o objetivo proposto, o trabalho dedica-se a verificar de que maneira os três personagens mais recorrentes na narrativa telejornalística – vítima, mocinho e vilão (Coutinho, 2012) – são acionados e construídos pela instância de produção com o intuito de despertar comoção na audiência. Em termos de referencial teórico, utiliza também contribuições de Charaudeau (2009), Fechine (2008) e Wolton (1996). Como objetos de análise, debruça-se sobre reportagens do Jornal Nacional, da Rede Globo, acerca do caso Samarco, maior desastre ambiental do Brasil. Conclui que a abordagem do programa destaca o papel das vítimas na tragédia, buscando despertar a empatia e o envolvimento do espectador, e negligencia atenção a aspectos fundamentais da notícia.

Palavras-chave: televisão, telejornalismo, emoção, Jornal Nacional, caso Samarco.

Biografia do Autor

Cristiane Finger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Douglas Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Jornalista e mestrando em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

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Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos