Cobertura política e pesquisas: aproximações sobre a formação de sentidos no jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.81.03Resumo
O artigo propõe discutir as relações de imbricamento e formação de sentidos narrativos entre as coberturas jornalísticas e as pequisas de opinião divulgadas pela imprensa. A partir das enquetes feitas pelo Datafolha, cotejadas junto ao noticiário da Folha de São Paulo, a reflexão pretende problematizar os conteúdos das reportagens com os tópicos aferidos pelo instituto de pesquisa, de modo a verificar a confluência, ou não, entre o teor das matérias e os resultados das enquetes dos meios de comunicação.
Palavras-chave: opinião pública, pesquisa de opinião, agendamento, Folha de São Paulo, Datafolha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.