Estudos metodológicos: a aplicação da Análise de Discurso para interpretar a produção de sentido de coletivos midiativistas

Autores

  • Raul Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Universidade da Beira Interior (Portugal)
  • Kênia Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.81.02

Resumo

Este artigo tem o objetivo de problematizar a apropriação da Análise de Discurso (AD) para estudar discurso(s) de coletivos midiativistas, surgidos a partir das possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que têm uma forte atuação nas redes sociais digitais e pautam suas ações pelo ativismo social. A metodologia utilizada para realizar o estudo é a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória (Gil, 1989). A discussão sobre a AD tem como base o pensamento de autores como Fairclough (2001), Foucault (2008, 2015) e Maingueneau (2008, 2015), entre outros. A partir do diálogo com esses estudiosos, chega-se à ideia de que a AD é interdisciplinar, parte do pressuposto de que o discurso não é inocente e está diretamente relacionado com o contexto histórico-social no qual há o processo enunciativo. Entende-se, ainda, que é preciso congregar uma rede teórica que dê base à análise, no caso em destaque, em especial teorias relativas ao midiativismo e à comunicação nas redes digitais, possibilitada pela internet, realidade que afeta diretamente a produção discursiva na atualidade. Por fim, propõe-se um modelo de análise que se baseia na concepção tridimensional de discurso formulada por Fairclough (2001), o qual relaciona texto, prática discursiva e prática social, no intuito de interpretar os significados de publicações oriundas de grupos midiativistas.

Palavras-chave: Análise de Discurso, discurso, midiativismo, redes sociais digitais.

Biografia do Autor

Raul Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Universidade da Beira Interior (Portugal)

Doutorando em Estudos da Mídia (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), realizando Doutorado Sanduíche no Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (Portugal). Mestre em Jornalismo (Universidade Federal da Paraíba - UFPB). Especialista em Mídia e Assessoria de Comunicação (Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos - Cesrei). Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo (Universidade Estadual da Paraíba - UEPB).

Kênia Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Doutora em Ciência da Informação e da Comunicação pela Université de Metz, atual Université de Lorraine. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN

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Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos