Estudos metodológicos: a aplicação da Análise de Discurso para interpretar a produção de sentido de coletivos midiativistas
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.81.02Resumo
Este artigo tem o objetivo de problematizar a apropriação da Análise de Discurso (AD) para estudar discurso(s) de coletivos midiativistas, surgidos a partir das possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que têm uma forte atuação nas redes sociais digitais e pautam suas ações pelo ativismo social. A metodologia utilizada para realizar o estudo é a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória (Gil, 1989). A discussão sobre a AD tem como base o pensamento de autores como Fairclough (2001), Foucault (2008, 2015) e Maingueneau (2008, 2015), entre outros. A partir do diálogo com esses estudiosos, chega-se à ideia de que a AD é interdisciplinar, parte do pressuposto de que o discurso não é inocente e está diretamente relacionado com o contexto histórico-social no qual há o processo enunciativo. Entende-se, ainda, que é preciso congregar uma rede teórica que dê base à análise, no caso em destaque, em especial teorias relativas ao midiativismo e à comunicação nas redes digitais, possibilitada pela internet, realidade que afeta diretamente a produção discursiva na atualidade. Por fim, propõe-se um modelo de análise que se baseia na concepção tridimensional de discurso formulada por Fairclough (2001), o qual relaciona texto, prática discursiva e prática social, no intuito de interpretar os significados de publicações oriundas de grupos midiativistas.
Palavras-chave: Análise de Discurso, discurso, midiativismo, redes sociais digitais.
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