Encontros potenciais: a pesquisa em Comunicação e as abordagens feministas e sobre as mulheres, de 2005–2014

Autores

  • Vera Sirlei Martins Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.79.08

Resumo

Este trabalho estuda as pesquisas em Comunicação no Brasil e as abordagens feministas e sobre as mulheres nesse contexto de produção do conhecimento. Para isso, considera os artigos apresentados nos principais eventos científicos da Comunicação no Brasil, as dissertações e teses depositadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES entre os anos de 2005 e 2014. A partir do aporte teórico das Epistemologias Feminista e da Comunicação, o objetivo geral do texto é mapear quais as preocupações centrais da pesquisa em Comunicação quando seus temas são articulados com aspectos do feminismo e sobre as mulheres. A perspectiva metodológica que orienta este estudo é a cartografia. A observação dos 75 trabalhos, cujos resumos foram analisados, revela um potencial de visibilidade das mulheres na Comunicação. Aspectos como a experiências dos sujeitos, da política e das representações apontam também as possibilidades da produção de conhecimentos para a transformação social dessas duas áreas.

Palavras-chaves: comunicação, feminismo, mulher, pesquisa, cartografia.

Biografia do Autor

Vera Sirlei Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – POSCOM da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, docente do Depto. de Comunicação da mesma instituição - campus de Frederico Westphalen/RS. Mestra em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Integrante do RESTO - Laboratório de Práticas Jornalísticas – Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos