Encontros potenciais: a pesquisa em Comunicação e as abordagens feministas e sobre as mulheres, de 2005–2014
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.79.08Resumo
Este trabalho estuda as pesquisas em Comunicação no Brasil e as abordagens feministas e sobre as mulheres nesse contexto de produção do conhecimento. Para isso, considera os artigos apresentados nos principais eventos científicos da Comunicação no Brasil, as dissertações e teses depositadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES entre os anos de 2005 e 2014. A partir do aporte teórico das Epistemologias Feminista e da Comunicação, o objetivo geral do texto é mapear quais as preocupações centrais da pesquisa em Comunicação quando seus temas são articulados com aspectos do feminismo e sobre as mulheres. A perspectiva metodológica que orienta este estudo é a cartografia. A observação dos 75 trabalhos, cujos resumos foram analisados, revela um potencial de visibilidade das mulheres na Comunicação. Aspectos como a experiências dos sujeitos, da política e das representações apontam também as possibilidades da produção de conhecimentos para a transformação social dessas duas áreas.
Palavras-chaves: comunicação, feminismo, mulher, pesquisa, cartografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.