Cinema noir: uma avaliação do gênero na perspectiva do hedonismo

Autores

  • Alexandre Rossato Augusti Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.79.07

Resumo

Este artigo parte de um estudo mais amplo, cujo problema de pesquisa propõe investigar se, a partir da contextualização do cinema noir clássico e do que se convencionou chamar de cinema neonoir, é possível considerar uma abordagem noir contemporânea. Elege-se o hedonismo como o cerne de uma das tipologias utilizadas para análise, dada sua relevância para o estudo do gênero, e pretende-se, neste artigo, demonstrar como ele é trabalhado no cinema noir clássico, amparado pela figura da femme fatale. Utilizam-se estratégias metodológicas da análise fílmica, a partir de Aumont e Marie (2004) e Vanoye e Goliot-Lété (1994), que permitem constatar que a femme fatale orienta as ações do protagonista, valorizando-se o hedonismo desde o período clássico do noir no cinema.

Palavras-chave: cinema noir, hedonismo, femme fatale, análise fílmica.

Biografia do Autor

Alexandre Rossato Augusti, Universidade Federal do Pampa

Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa, unidade de São Borja, desde 2006, atualmente na categoria de professor adjunto. Pós-doutor com bolsa Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), com estágio sanduíche na Università degli Studi di Salerno (Itália). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002).

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Publicado

2018-01-04

Edição

Seção

Artigos