Cinema noir: uma avaliação do gênero na perspectiva do hedonismo
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.79.07Resumo
Este artigo parte de um estudo mais amplo, cujo problema de pesquisa propõe investigar se, a partir da contextualização do cinema noir clássico e do que se convencionou chamar de cinema neonoir, é possível considerar uma abordagem noir contemporânea. Elege-se o hedonismo como o cerne de uma das tipologias utilizadas para análise, dada sua relevância para o estudo do gênero, e pretende-se, neste artigo, demonstrar como ele é trabalhado no cinema noir clássico, amparado pela figura da femme fatale. Utilizam-se estratégias metodológicas da análise fílmica, a partir de Aumont e Marie (2004) e Vanoye e Goliot-Lété (1994), que permitem constatar que a femme fatale orienta as ações do protagonista, valorizando-se o hedonismo desde o período clássico do noir no cinema.
Palavras-chave: cinema noir, hedonismo, femme fatale, análise fílmica.
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