Documentando a superação: Demi Lovato: Stay Strong e o discurso terapêutico contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.79.06Resumo
Neste artigo, demonstramos como o discurso terapêutico contemporâneo molda diferentes posições de sujeito para Demi Lovato no documentário Demi Lovato: Stay Strong, produzido pela MTV, em um contexto marcado pela enorme presença na cultura da mídia de narrativas biográficas sobre distúrbios e infortúnios de celebridades. Analisamos como o sofrimento na contemporaneidade amalgama autenticidade, intimidade e identificação nas relações entre a celebridade e seus fãs por meio da configuração de um ethos motivacional. Concluímos que, na contemporaneidade, as celebridades recriam-se como heróis de si mesmas pela exposição midiática de suas fraquezas, problemas e desgraças pessoais. Nessa prática discursiva, Demi Lovato se torna um exemplo de sofrimento e superação.
Palavras-chave: Demi Lovato, discurso terapêutico, posições de sujeito, documentário, biografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.