Por que humanizar o jornalismo (?)

Autores

  • Jorge Kanehide Ijuim Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2017.31.78.07

Resumo

O ponto de vista que proponho já no título deste trabalho visa contribuir para a reflexão sobre o papel do Jornalismo. Neste artigo, de caráter ensaístico, procuro questionar se o Jornalismo, como um dos meios de socialização, tem também como missão humanizar. Abordo aqui pelo menos três situações que me levam a acreditar na necessidade de humanizar o Jornalismo, quais sejam: (i) quando caricaturiza o ser humano, (ii) quando ignora a complexidade do fenômeno, (iii) quando não reconhece o Outro. Para tanto, trago à discussão as influências do pensamento social moderno no Jornalismo com base nas ideias de Boaventura de Sousa Santos (2002, 2010) e de Edgar Morin (2006). Ao considerar a responsabilidade e a importância dos modelos jornalísticos para a compreensão do tema, desenvolvo uma crítica a partir de estudos de Cremilda Medina (2008).

Palavras-chave: jornalismo e sociedade, teorias do jornalismo, epistemologia, humanização.

Biografia do Autor

Jorge Kanehide Ijuim, Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jornalista; doutor de Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP; estágio pós-doutoral em Jornalismo pela Universidade de Coimbra/PT; professor do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFSC.  

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos