Por que humanizar o jornalismo (?)
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2017.31.78.07Resumo
O ponto de vista que proponho já no título deste trabalho visa contribuir para a reflexão sobre o papel do Jornalismo. Neste artigo, de caráter ensaístico, procuro questionar se o Jornalismo, como um dos meios de socialização, tem também como missão humanizar. Abordo aqui pelo menos três situações que me levam a acreditar na necessidade de humanizar o Jornalismo, quais sejam: (i) quando caricaturiza o ser humano, (ii) quando ignora a complexidade do fenômeno, (iii) quando não reconhece o Outro. Para tanto, trago à discussão as influências do pensamento social moderno no Jornalismo com base nas ideias de Boaventura de Sousa Santos (2002, 2010) e de Edgar Morin (2006). Ao considerar a responsabilidade e a importância dos modelos jornalísticos para a compreensão do tema, desenvolvo uma crítica a partir de estudos de Cremilda Medina (2008).
Palavras-chave: jornalismo e sociedade, teorias do jornalismo, epistemologia, humanização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.