Em busca de um herói: a construção discursiva de Joaquim Barbosa no julgamento do Mensalão por Veja e Época

Autores

  • Bruno Araújo Universidade de Brasília e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2017.31.77.03

Resumo

Com base no conceito de discurso do linguista inglês Norman Fairclough (2001), este trabalho analisa estratégias discursivas de Veja e Época, as duas maiores revistas do país, para a construção da imagem de Joaquim Barbosa durante o julgamento do Mensalão, um dos principais escândalos de corrupção da história brasileira recente. Refletiremos sobre a noção de discurso jornalístico, focando especial atenção no modo como o jornalismo discursiviza a imagem dos atores sociais. As edições que constituem o corpus são escrutinadas mediante a utilização de categorias da Análise Crítica do Discurso, quais sejam: o significado das palavras, o uso de metáforas, a transitividade, o interdiscurso e os efeitos político- -ideológicos do discurso. Resultantes do cruzamento entre técnicas linguísticas e teoria social crítica, essas categorias sociológicas ajudam a perceber como os meios de comunicação criam constelações semânticas específicas que, quando associadas a pessoas com existência ontológica, transformam-nas em seres de papel, como diria Roland Barthes. A análise demonstra que ambas as revistas recorreram a estratégias de heroicização de Joaquim Barbosa, sublinhando a superação do “menino pobre que mudou o Brasil”, como destaca uma das publicações. Como em outros momentos da história brasileira, desta vez, os media conferiram a Joaquim Barbosa o epíteto de herói nacional, posição sempre em vias de ser ocupada, num país historicamente carente de referências heroicas.

Palavras-chave: discurso, discurso jornalístico, Joaquim Barbosa, Veja, Época.

Biografia do Autor

Bruno Araújo, Universidade de Brasília e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra

Doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília. Pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, do Núcleo de Estudos em Mídia e Polítca e do Grupo de Pesquisa Mídia, Política e Cultura, ambos na Universidade de Brasília.

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Publicado

2017-08-31

Edição

Seção

Artigos