Sociedade global e sociedade em midiatização: um quadro teórico para compreender a radiodifusão internacional
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.31.76.09Resumo
Este artigo visa identificar relações entre a radiodifusão internacional (international broadcasting) e a sociedade global e a sociedade em midiatização a partir de uma pesquisa bibliográfica. Com os avanços tecnológicos e os impulsos econômicos, os meios de comunicação passaram a interconectar audiências geograficamente distantes, fornecendo-as representações midiáticas sobre realidades diversas. Inserida nesse contexto, a modalidade de radiodifusão aqui evidenciada atua como ferramenta diplomática no exterior e se associa aos aspectos de uma sociedade global e em midiatização. Na dinâmica internacional da mídia, a qual é assimétrica e protagonizada por oligopólios, os Estados-nacionais investem em radiodifusão internacional com o intuito de, em certa medida, se promoverem mundo afora, bem como de estabelecerem seus veículos como fontes midiáticas alternativas para públicos estrangeiros.
Palavras-chave: globalização, midiatização, radiodifusão internacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.