O leitor da crítica de cinema: observações sobre um agente receptivo-ativo

Autores

  • Rafael Oliveira Carvalho Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.31.76.07

Resumo

A crítica de cinema é comumente pensada como forma de recepção da obra fílmica. Propomos com este artigo uma reversão de olhar no sentido de enxergar a crítica de cinema como produto cultural e comunicativo em si mesmo, que, por sua vez, é consumido por certo público. À luz dos estudos de recepção, observamos como os leitores de um portal de críticas de cinema recebem e ressignificam o texto do crítico e, consequentemente, a obra fílmica. Consideraremos a recepção agora sob o prisma da emergência das mídias digitais e da cibercultura. Depois, faremos uma breve análise dos comentários de leitores do portal brasileiro Cinema em Cena.

Palavras-chave: estudo de recepção, crítica de cinema, comentários, leitores.

Biografia do Autor

Rafael Oliveira Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia e mestre pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Downloads

Publicado

2016-07-28

Edição

Seção

Artigos